Dicas de pratos e harmonização com vinhos para o Outono


O outono é o tempo dos frutos e uma estação que inspira beleza. É aquela transição entre o verão e o inverno em que os dias ficam mais frescos e nosso corpo começa a se adaptar as mudanças. Além de escolher roupas mais quietinhas e aconchegantes, o cardápio também muda e começam a aparecer nos restaurantes comidas características dessa estação.

Comidas mais consistentes e quentes dominam os pedidos e, para acrescentar a esses novos sabores, nada melhor que um bom vinho harmonizando a refeição. Separamos aqui dicas de pratos deliciosos para fazer nesse novo clima. Ao lado, uma dica de vinho.

Fondue de Queijo

O fondue de queijo é originário da suíça e geralmente mistura queijos gruyère e emmental. A sugestão é que seja harmonizado com vinhos tintos ou brancos. Dos vinhos brancos prefira sempre as versões mais secas, feitos a partir da Chardonnay ou da Sauvignon Blanc. Se sua preferência for os vinhos tintos, escolha os suaves, como os Pinot Noirs.

Sopa tailandesa de camarão

A sopa é aquele alimento aconchegante, gostoso e que combina perfeitamente com um clima mais frio, não é verdade? Que tal incrementar com ingredientes como camarão e gengibre? A receita você pode conferir aqui. E para harmonizar, o camarão que é bem leve combina com vinhos rosés e brancos que tiveram algum contato com madeira.

Ravióli

Além de prático e delicioso, o ravióli é um prato democrático, já pode ser recheado por carnes, queijos, legumes e especiarias. Escolha um recheio que agrade toda a família e aproveite os dias frios para momentos de descontração com quem você ama. Mas uma boa massa pede um bom vinho.

Para tornar sua harmonização mais agradável observe o molho que acompanha a massa, por exemplo, para molhos de tomate são melhores vinhos tintos leves e com boa acidez, além dos rosés em geral. Para carnes, opte por vinhos tintos um pouco mais encorpados (cabernet sauvignon). Já para queijos, a melhor escolha é por vinhos brancos mais encorpados ou tintos delicados.