Outubro Rosa: autoconhecimento e prevenção


O mês de outubro é marcado pelo movimento de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa representa a causa que tem por objetivo desmistificar a doença e incentivar o autoexame de toque e exames preventivos de mamografia.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. No Brasil, é o segundo tipo mais incidente entre as brasileiras com risco estimado de 56 a cada 100 mulheres.

Os principais sintomas são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; vermelhidão na pele da mama; alterações na aparência do mamilo; secreção espontânea nos mamilos; e, em alguns casos, pode aparecer pequenos nódulos no pescoço e axila.

O autoconhecimento é essencial para descoberta do câncer de mama. Por isso, inclua o  autoexame de toque em sua rotina e não deixe de fazer exames médicos e mamografias preventivas. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais aumentando, assim, as chances de tratamento e cura.

 

A Reserva Natural apoia esta causa e incentiva a prevenção do câncer de mama.

 

 


Fonte: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019 Acesso em: 14/10/2019